
Não sei se digo 'boa noite' ou 'bom dia', pois não sei que horas são agora. Digo, agora p'ra você, o meu agora eu sei qual é. Quê?
Whatever, como diz muito Bruno Ravel. hoje vamos (vou) falar (escrever (digitar)) sobre arte! Yeah baby, you want it! Mas é contra os meus princípios morais falar bem das coisas duas vezes seguidas, e já que falei bem dos anos '70 e '80 no ultimo Post (it), agora vou falar mal da arte! Mwahahaha (onde está a graça?)
Bom, é óbvio que eu amo arte, todo mundo que tenha um mínimo de personalidade e inteligência ama arte. Mãããs... A Arte de verdade, a ARTE, tão rara hoje em dia, é diferente de todo o resto.
___________
arte
(latim ars, artis, maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício)
s. f.
artes s. f. pl.
___________(latim ars, artis, maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício)
1. Preceitos para fazer ou dizer como é devido.
2. Livro de tais preceitos.
3. Fig. Modo; artifício.
4. Habilidade.
5. Manha, astúcia.
6. Técn. Aparelho de pesca.
7. Ofício.
8. As artes liberais; aquelas em que o espírito toma maior parte que as mãos.
arte mágica: magia.
Podemos, assim, constatar que dicionários não podem nem chegar perto de definir o que é arte. Definição, compreensão... São apenas limites que criamos para as coisas. "uma casa é uma construção humana destinada à habitação"... Qualquer coisa a mais ou a menos, não é uma casa.
Mas podemos, de forma tão fria, reduzir a Arte a algo? Claro que não, mas eu posso tentar, afinal sou arrogante, presunçoso e prepotente. :D
Há algo, na loucura da arte, que eu não tenho dúvidas... Ela só funciona se for feita para o autor. A arte não pode ser comercializada... Os melhores pintores morream de fome, assim como os músicos e atores... Vejam Bach, por exemplo... Ele morreu pobre, cheio de filhos e bêbado, um modelo de humano. Hahaha. Hoje é tido como o maior gênio da música, e ninguém consegue reproduzir suas músicas. Vemos pinturas do séc. XVI que se assemelham à fotografias de alta resolução, tamanha sua técnica, e cujos pintores, muitas vezes desconhecidos, devem tê-las guardado até a morte, quando somente então, seus filhos vagabundos venderam as peças por uma mixaria.
Obviamente existe muito mais arte no mundo além de pintura e música, mas se eu for falar de cada uma, a página vai demorar dias p'ra carregar. E já que o Blog é meu, eu falo do que eu quiser. ;)
Chegando no que eu queria dizer... Toda arte tem suas fases, suas etapas: ela nasce, cresce, morre, fede, ressuscita... Mas nunca volta a ser a mesma.
Vejamos a pintura: até o Renascimento, as pinturas eram muito raras. Na verdade, o mundo era uma grande bosta, por causa do cristianismo (thanks a lot ). Mas tudo bem, águas passadas não banham duas vezes o mesmo homem... Ou alguma coisa assim. Voltando ao assunto, a partir do Renascimento a pintura cresceu, até o Romantismo. Ah, que beleza, era tudo tão belo... Estranho também: muitos cachorros e gente pelada, mas tudo bem, afinal, eles eram loucos.
Depois do romantismo entramos na Arte Moderna... Hunf, Arte Moderna... Com ela as coisas começaram à feder, até a morte, com o Cubismo, que era basicamente fazer a pior coisa possível e achar que estava lindo. Depois de morto, ainda fedeu mais um pouco, com o Dadaísmo, e demorou p'ra ressuscitar, mas alguns doidos conseguiram, não sei como.
Salvador Dali e mais uns malucos chapados resolveram que iam fazer algo decente, e mesmo com elefantes-girafas e outras estranhesas vieram, por exemplo, o Hiper-Realismo, que tinha como idéia fazer algo tão realista que parecesse irreal. Foi legal! Quem diria...
Hoje as artes plásticas estão ressuscitadas, mas ainda vemos umas casquinhas e sempre que você se distrai escura elas gritando "cérebros..." atrás de você...
Música! Ah, música!
Vejamos, até o séc. XX praticamente, a música só podia ser guardada como forma de partituras, ou pela memória, então era algo complicado e vago. Com a criação do disco de 78 RPM, vulgo bolacha, a música podia ser guardada e a voz das pessoas "eternizada". Que bonitinho!
Mas os discos eram um lixo, acredite, eu tenho alguns. Então foi criado em 1948 o LP (*-*), trazendo a música para sua fase adulta. As coisas eram lindas, me arrisco até a dizer que até as músicas ruins eram boas. Tudo foi crescendo, até os anos '80, quando as pessoas começaram à fazer música p'ra vender, e não porque gostavam... Nos anos '80 as coisas começaram a feder p'ra música, infelizmente só lembram-se desse lado. Vieram os anos '90, e todos tinham medo do que ia acontecer. No começo foi tudo bem, alguns mendigos drogados se matando, mas tudo bem. Não se sabe muito bem quando, exatamente, a música morreu, porque ela continuou tentando se levantar, e está assim até hoje. Talvez tenha sido a criação das fitas K7, permitindo que crianças tivessem acesso à música, e assim criando um mercado p'ra elas, ou pode ter morrido de vez nos anos '90, com aquelas vertentes todas...
Só sabemos que de todas as artes, a Música além de ainda estar morta, está sofrendo de Overkill e fedendo muito mais que qualquer outra... Sinto o fedor da música com todos os meus sentidos: meus ouvidos quase sangram com esse Funk Carioca e Emocore, meus olhos lacrimejam ao ver essas modinhas vestuais ridículas (não ridículas de ousadas, e sim de idiotas mesmo). O gosto da música está podre, e seu cheiro é óbvio. Até com o tato, sinto-me sujo dentre esses espécimes amaldiçoados.
É uma grande tristeza, mas sei que ela virá, um dia, à andar dentre nós novamente, e eu vou abraçá-la mesmo que ela morda minha cabeça em busca do meu cérebro (ela não tem mais dentes mesmo).
____________
Ficou meio grande... Mas resumindo: a Arte morre quando é feita por dinheiro, e não amor
Se hoje temos raiva dos Emos, por pensarem que aquilo é arte, ontem tínhamos raiva do Picasso, por conseguir vender aquele lixo.
____________
Estávamos, 1927 e eu, lembrando de pessoas que nunca conheceremos...
Freddie Mercury;
Michael Jackson;
Max Schreck;
Bruce Lee;
Você (?).
P.S.: Está muito cedo p'ra dizer que eu perdi a graça. :D
___________
Modern Culture
http://www.4shared.com/audio/___Qhw2D/05_Modern_Culture.html
1927: 1927 (1992)
http://www.4shared.com/file/VQLkqnoq/1927_-_1927.html

afinal sou arrogante, presunçoso e prepotente. :D
ResponderExcluir(isso sem dúvidas) husahuuhsauh, lindo post ^^... cheio de citações metafísicas o que acho mto legal ... bju baby
hahaha,comecei a rir lendo,pois lembrei do masp,e dos seus comentários(ótimos!)sobre a arte,des do seu significado passado até o atual(se é que existe algum).Novamente,parabéns pelos comentários,adoro ler seu blog,é uma leitura tão prazerosa como ler um ótimo livro,beijos^^.
ResponderExcluir